sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

História do Sinteepe é lembrada na abertura


A luta pela valorização e melhores condições de trabalho depende muito da organização sindical. Os direitos conquistados ao longo da história são resultados de ações propositivas e de enfrentamento da classe trabalhadora contra os poderes instituídos na sociedade, para que suas reivindicações sejam inseridas na pauta de ampliação de direitos e de políticas públicas do Estado. Seja na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), na Constituição Federal ou na Convenção Coletiva do Trabalho há sempre a presença de trabalhadores anônimos que se doaram e se doam para minimizar o preconceito, como na relação de gênero entre homens e mulheres, e para reduzir a desigualdade social, protegendo a classe da exploração descabida da força de trabalho.

Para defender os direitos e promover melhores condições de trabalho para funcionários do setor privado de Pernambuco, que surgiu, em 1986, as primeiras ações que resultariam na organização sindical. Primeiro com a iniciativa de um grupo de trabalhadores que militavam na Associação dos Funcionários da Universidade Católica de Pernambuco, que, em pouco tempo, se tornou na Associação Profissional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco, até a luta se ampliar para o Ensino Básico e em outras faculdades do Grande Recife, para depois expandir o movimento ao interior do Estado.

Em 1988, a Associação dos Trabalhadores, com aprovação em Assembleia, se tornou no Sindicato dos Trabalhadores nos Estabelecimentos de Ensino de Pernambuco – Sinteepe. O Sindicato passou a representar funcionários de estabelecimentos de ensino fundamental, médio, superior, técnico profissional ou de artes, na base territorial de Pernambuco, em parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Este evento é um espaço para democratizar as relações constituídas na entidade sindical, tendo como objetivo deliberar sobre as ações para o próximo período, a partir da avaliação e construção de um plano de gestão que devem orientar a política sindical.


Manoel Henrique da Silva Filho, secretário-geral do Sinteepe
Fotos: Flávio Japa / Agência JCMazella


Nenhum comentário:

Postar um comentário