segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Desafios para a educação até 2020


A quarta mesa do Congresso (19/01) foi dedicada ao Plano Nacional de Ensino (PNE) e aos seus desdobramentos na educação brasileira. A secretária de Assuntos Educacionais da Contee, Adércia Hostin Bezerra, e o secretário de Assuntos Educacionais da CNTE, Heleno Araújo, apresentaram o desenvolvimento das conferências de educação e a construção do Plano Nacional de Educação (PNE).

Adércia Hostin, ao centro, apresenta a posição 
da Contee na construção do PNE
 Foto: Flávio Japa / Agência JCMazella

Para Adércia Hostins, a Conferência Nacional de Educação (Conae) foi o evento mais importante para a educação brasileira, ao abrir um grande fórum público para decidir os rumos educacionais. O documento final da Conae reafirma princípios básicos de que educação é direito de todos e dever do Estado.

Em 2010 aconteceram as conferências de educação em todo o país e em âmbito municipal, intermunicipal, estadual e nacional, resultando na Conae, com a produção do documento final. Para Heleno, foi um processo democrático que o poder público gerenciou e que todos puderam participar para o desenvolvimento da educação nacional.

Tendo como base a Conae, o então presidente da República, Luiz Inácio da Silva, e o ministro da Educação da época, Fernando Haddad, encaminharam ao Congresso Nacional, no dia 15 de dezembro de 2010, o projeto de lei do Plano Nacional de Educação (PNE). Os palestrantes Heleno e Adércia comentaram sobre as dez diretrizes e 20 metas de devem ser cumpridas até 2020.

Universalização e ampliação do acesso, além do atendimento em todos os níveis educacionais, e a expansão da oferta de matriculas gratuitas são metas incluídas no PNE.    


 Heleno Araújo, secretário de Assuntos Educacionais da CNTE
 Foto: Flávio Japa / Agência JCMazella



Adércia Hostin Bezerra, secretária de Assuntos Educacionais da Contee  
      Foto: José Isaías Venera

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