sábado, 19 de janeiro de 2013

Debate ideológico em pauta na educação


O veterano na luta sindical, José Thadeu Rodrigues de Almeida, ministrou a palestra da segunda mesa, com o tema: “A importância da educação no projeto de desenvolvimento do Brasil”. Thadeu reforçou os avanços do governo Lula e, agora, da presidente Dilma Rousseff com programas de inclusão. Mas defendeu mudanças estruturais, sobretudo para a educação, e o retorno do debate ideológico.


José Thadeu Rodrigues de Almeida
Foto: Flávio Japa / Agência JCMazella

Para Thadeu, “ao chegar ao poder abandonamos muito a luta por uma sociedade socialista”. A inclusão social tem sido a inclusão no consumo. O perigo, para Thadeu, é perder “os corações e as mentes, que passa pela disputa ideológica”. Para o professor, a identidade de classe é diluída pela sociedade de consumo, pautada no individualismo e no hedonismo.

A consciência de classe e os valores de solidariedade e comprometimento social devem estar no conteúdo do ensino, no currículo escolar, nos materiais didáticos.

Enquanto projeto de inclusão, o governo criou o Pró-Une, programa que concede bolsas de estudo integrais ou parciais em instituições privadas de ensino. Hoje, lembrou Thadeu, mais de um milhão de jovens tiveram acesso à universidade. Quando o governo criou o Pronatec, mais de um milhão de jovens tiveram acesso aos cursos técnicos.

O governo está integrando milhões de cidadão na formação acadêmica e técnica, mas para quê? Para Thadeu, “estamos construindo um exército de alienados nas nossas próprias estruturas”. Um jovem da periferia pode cursa medicina por meio do Pró-Une, mas ao se formar estará cooptado pela sociedade de consumo e individualista. Qual será seu compromisso social com a comunidade?

A inclusão pelo ensino, nesse modelo, tem favorecido a qualificação para o mercado de trabalho. É preciso retomar o debate sobre o modelo de sociedade que queremos. “Se não fizemos esse debate em 20 anos assistiremos ao fim do SUS, da escola pública e das garantias sociais”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário